Auto Peças Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,

Regiões Atendidas

Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Mecânica Nordeste

Dúvidas? Nós estamos aqui pra tirar elas de você!

Mecânica Nordeste

Mecânica Nordeste

Por Que a Pastilha de Freio Faz Barulho?

O freio barulhento é uma reclamação comum entre os motoristas. Algumas vezes, as pastilhas de freio são novas, e mesmo assim fazem ruídos. Isso pode provocar dúvidas nos motoristas que se perguntam se há algum defeito nas pastilhas e se elas precisam ser substituídas. Na verdade, uma pastilha de freio barulhenta não significa necessariamente um problema.

Apesar de ser algo que pode ser desconfortável para o motorista, o barulho pode acabar sendo causado por um motivo simples. Na verdade, esses barulhos são bastante comuns desde que o uso de amianto foi proibido.

Por tanto, se você quer entender um pouco mais do porquê a pastilha de freio do seu carro faz barulho, continue lendo.

Por que a pastilha de freio faz barulho?

Inicialmente, isso pode ser uma consequência direta da qualidade das pastilhas em pelo menos 95% dos carros. As opções mais baratas contêm quantidades de pó de ferro com o intuito de dissipar o calor recebido durante o freio. Esse pó se soltará das pastilhas, removendo esse calor com ele.

Esse pó, durante esse processo, e o que causa o barulho. Por conta disso, já existem opções com anti-ruído para prevenir o barulho irritante. No entanto, isso não significa que o barulho apresente risco a segurança do veículo e motorista.

Além disso, um problema mais raro, mas também possível, é de que o ruído seja causado por uma pinça engripada que pode causar o aquecimento das peças e provocar o barulho.

Para evitar o barulho indesejado, você pode remover as peças e trocá-las por versões de melhor qualidade. Além disso, você pode usar um lubrificante para altas temperaturas, o que pode ajudar a evitar o problema.

Outro ponto importante é escolher as peças ideais para o seu carro, ou originais. O tamanho e formato da pinça de freio de um fabricante pode não ser perfeita para outro carro. Por isso, é preciso sempre dar prioridade as peças originais para o seu carro.

As pastilhas de freio fazem barulho por conta que os modelos mais baratos e acessíveis possuem pó de ferro na composição, que ajuda a dissipar o calor. No entanto, durante esse processo onde o pó se desprende, ele causa o barulho irritante. Para evitar isso, você deve dar prioridade aos modelos ideais para o seu carro, além de usar lubrificantes para altas temperaturas.

COMPARTILHE AGORA