Auto Peças Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,

Regiões Atendidas

Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Mecânica Nordeste

Dúvidas? Nós estamos aqui pra tirar elas de você!

Mecânica Nordeste

Mecânica Nordeste

O Que Causa Vazamento de Óleo de Motor?

O vazamento de óleo é um problema bastante comum independentemente da idade do carro. Normalmente, esse problema também consegue ser facilmente identificado uma vez que você pode notar a mancha no chão derivada do vazamento do óleo. Porém, apesar de ser um problema comum, muitos donos de carros ainda não sabem a causa do problema.

Na verdade, assim como a maioria dos defeitos em carro, existe uma série de diferentes motivos que podem levar ao vazamento. Muitas vezes, não saber exatamente o que está causando o problema pode significar perda de dinheiro. Além da chance de ser enganado nos concertos.

Por isso, para que você fique atento as possíveis causas do vazamento de óleo, continue lendo este artigo!

Cárter com defeitos

O cárter é a parte do motor onde o óleo fica armazenado. Logo, qualquer problema ou defeito nessa parte do motor pode resultar em vazamento. Nesse caso, é preciso que a peça seja completamente substituída para parar o vazamento. Além disso, você também deve checar para garantir que não haja outras formas de vazamento no motor.

Tampa de válvulas

Este problema é mais comum é carros mais velhos e com uma quilometragem mais elevada. Nesse caso, as juntas do motor podem acabar se desgastando devido ao uso. Também poderá haver o acúmulo de sujeira, e resíduos das pistas, o que pode desgastar as juntas ainda mais.

Se esse for o motivo do vazamento de óleo do seu carro, você vai notar um vazamento em menor quantidade, quando comparado aos outros motivos. Principalmente, você poderá sentir o cheiro do óleo queimado enquanto você dirige. Neste casso, você também deverá substituir as peças por novas.

Anel de vedação do bujão

Outro problema que pode ser a causa do vazamento e está relacionado a idade do carro é o problema no anel de vedação do bujão do cárter. Apesar de não ser tão comum quando os problemas listados acima, ele pode ser causado pelo uso, o que provoca o desgaste e consequentemente o vazamento. Um sinal comum desse problema é o aumento de consumo de combustível e cheiro de óleo queimado.

 

Existem vários problemas que podem levar ao vazamento de óleo. Na maioria das vezes, será necessária a troca das peças para garantir que o problema seja resolvido. Porém, agora você, pelo menos, tem um conhecimento básico sobre as causas mais comuns, e pode ir ao concerto mais preparado.

COMPARTILHE AGORA