Auto Peças Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,

Regiões Atendidas

Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Mecânica Nordeste

Dúvidas? Nós estamos aqui pra tirar elas de você!

Mecânica Nordeste

Mecânica Nordeste

Qual a Diferença entre Disco de freio Ventilado, Perfurado e Sólido?

A dúvida sobre a diferença entre os discos de freio de freio ventilado, perfurado e sólido é bastante comum para aqueles que estão começando a se interessar por carros.

Até mesmo para veteranos, pode ser difícil determinar qual exatamente é a função de cada um e as vantagens, assim como os problemas.

Porém, antes de entender qual tipo é “melhor” e a diferença entre eles você precisa saber como eles funcionam.

Tipos de Disco de Freio: Ventilado, Perfurado e Sólido

Os discos de freio são necessários porque as frenagens (ativação do freio) geram calor durante seu funcionamento. Esse calor será então transformado em energia cinética através do atrito entre as pastilhas de freio. A peça responsável por esse processo é justamente os discos de freio.

No entanto, durante a conversão do calor para energia há o desgaste dos discos, comprometendo a sua eficiência. É aqui que a principal diferença entre eles ocorre.

O disco de freio sólido é muito mais barato comparado ao perfurado e ventilado. No entanto, ele tem um menor rendimento quando a frenagem é intensa ou muito brusca. Além disso, ele é composto por uma única peça feita de ferro maciço. Devido à falta de oportunidade para a passagem de ar, ele é frequentemente tipo como inferior.

O disco de freio ventilado possui dois discos, em vez de apenas um. Ele leva esse nome porque o espaço entre as peças proporciona a passagem de ar entre os discos, o que ajuda a resfriar o calor provocado pela frenagem com maior rapidez e eficiência.

O disco de freio perfurado, no entanto, é o “melhor” de todos. Ele é normalmente encontrado em carros de luxo. Vale notar que a maioria dos discos perfurados também são ventilados. Com a diferença de que os furos permitem uma ventilação muito mais eficiente. Além de serem muito mais eficientes durante a frenagem por conta do aumento do atrito provocado pelos furos. A única desvantagem deste tipo de disco é o seu preço, o que explica o porquê ele é encontrado em carros de luxos.

 

Basicamente, a diferença entre os discos de freios está em sua eficiência em dispersar o calor criado durante a frenagem. Do melhor para o pior, estão o disco perfurado, ventilado e por fim o sólido.

No entanto, o perfurado é majoritariamente encontrado apenas em carros de luxo, devido ao preço mais salgado.

De forma geral, quanto melhor o disco de freio mais eficiente ele é devido ao alto atrito com o piso e maior habilidade de ventilação.

COMPARTILHE AGORA