Auto Peças Nordeste

Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba,

Regiões Atendidas

Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe

Mecânica Nordeste

Dúvidas? Nós estamos aqui pra tirar elas de você!

Mecânica Nordeste

Mecânica Nordeste

Amortecedores: Quando substituir?

Os amortecedores são extremamente importantes para a segurança do carro. Além de serem essenciais para a dinâmica da rodagem, eles também devem absorver os impactos. Qualquer problema nos amortecedores também significa um desconforto na hora de dirigir.

A vida útil dos amortecedores é algo um pouco mais difícil de descobrir. Por isso, há diversas pessoas que acabam utilizando-os por muito mais tempo do que deveriam. Além disso, é também fácil ser enganado na hora de trocá-los quando você está perdido sobre o tempo de funcionamento dos seus.

Logo, neste post nós vamos discutir um pouco sobre como sabe quando devemos trocar os amortecedores.

Quando substituir os amortecedores

Uma coisa que sabemos é que não dá para confiar apenas na quilometragem, pois esta é uma medida muito subjetiva.

Apesar da certa dificuldade em descobrir o tempo certo de trocar os amortecedores, o carro dá alguns sinais. O primeiro deles é quando a traseira do carro está balançando demais. Seja em uma curva ou em percurso normal, o carro com a traseira “solta” deve estar precisando de um noto amortecedor.

Outro sinal é o comportamento da suspensão. Se ela está dando final de curso até mesmo nos buracos pequenos, pode haver um problema nos amortecedores.

É preciso levar em consideração também que dirigir em pista de terra também significa um maior desgaste, o que pode levar a uma vida útil menor.

Outro bom sinal para problemas nos amortecedores é o vazamento de óleo. Um amortecedor falho também implica em menos segurança na hora de dirigir ao diminuir à distância de frenagem, uma vez que a aderência com o piso cai.

Existe algum teste?

Sim, a ferramenta Shocktester pode comparar o funcionamento dos seus amortecedores com o de um Kit novo. O comportamento da traseira do carro ou aplicar pressão nessa área também ajudam a determinar o problema. Porém, o ideal é levar um carro ao mecânico mais próximo. A forma mais segura de realmente saber se está na hora de substituir os amortecedores é com uma série de testes, e não apenas um.

É difícil sim determinar quando é a hora certa de substituir os amortecedores. Porém, prestando atenção aos sinais do seu carro você consegue identificar a hora de correr para o mecânico e solicitar a troca.

Além disso, entender um pouco sobre a duração evita que você seja enganado na hora da troca. Por tanto, preste sempre atenção nos sinais do seu carro para evitar problemas no futuro.

COMPARTILHE AGORA